Instituto Pensar - Alibaba teme estremecimento da quando a economia Chinesa.

Alibaba teme estremecimento da quando a economia Chinesa.

A Alibaba Group Holding Ltd. está sentindo o calor com a desaceleração da economia chinesa. FOTO: REUTERS.

por redação The Business Times em 29/01/2019.

A companhia dominante de comércio eletrônico da China oferecerá pistas para a saúde da classe média do país, e como está navegando na desaceleração, quando revelar lucros em 30 de janeiro. Embora a receita aumente 44% durante o trimestre de dezembro, seu ritmo mais lento de expansão desde o início de 2016 - potencialmente um sinal de disseminação do mal-estar do consumidor.

A empresa fundada pelo bilionário Jack Ma tem sido crucial na última década para ajudar a criar uma área chinesa de compras online de US $ 1 trilhão, a maior do mundo. Mas o crescimento escaldante que fez dela uma queridinha dos investidores diminuiu, à medida que os compradores compram menos máquinas de lavar roupa ou telefones, enquanto os comerciantes retiram o marketing. Isso apareceu durante a extravagância do Alibaba's Singles 'Day em 11 de novembro, quando o crescimento de vendas de 27% caiu em relação aos 39% de 2017.

"O setor de internet da China teve um dos piores anos em 2018, com desempenho abaixo do mercado pela primeira vez", disse Elinor Leung, analista da CLSA, em um relatório. "Os resultados do comércio eletrônico foram os que mais desapontaram e tiveram a maior revisão de lucros decrescentes".

O Alibaba perdeu cerca de US $ 120 bilhões em valor de mercado até sexta-feira, desde o pico em junho, já que a incerteza das tensões entre os EUA e a China assustou investidores em setores de primeira linha, como a tecnologia. No entanto, continua a ser uma força motriz por trás do esforço da China para reequilibrar o crescimento em direção aos serviços, investindo em dados para trazer o varejo para o século 21, criando plataformas online como entretenimento para competir com a Tencent Holdings Ltd.

SuperSymmetry, uma consultoria de Pequim que extrai dados de milhões de páginas de compras online, prevê que o valor das mercadorias vendidas na plataforma do Alibaba cresceu 25,6% no trimestre, acima dos 20,5% dos três meses anteriores. A empresa, que conta com as conhecidas empresas de capital de risco Hillhouse, GGV e Sequoia Capital entre seus clientes, diz que um aumento nas vendas de produtos básicos e necessidades provavelmente estimulou os negócios.

O Alibaba também está se expandindo rapidamente para o Sudeste Asiático e está começando a experimentar as mídias sociais, ambas possíveis fontes de crescimento. Outra área promissora é a publicidade nos feeds de recomendação dos compradores: o roll-out dessa interface no aplicativo de varejo principal Taobao foi concluído, criando novos anúncios imobiliários.

"O crescimento da receita pode surpreender se começar a monetizar o tráfego de feeds recomendado em 2019", escreveu Leung. "A margem continuará a se contrair em 2019, mas a queda será moderada após o aniversário da consolidação financeira da Cainiao e Ele.me."

Apesar de crescer em cerca de duas vezes a média do setor, o Alibaba oferece 10% de desconto a seus pares em cerca de 25 vezes o lucro de dois anos. Sua meta média de preços para analistas sugere espaço para subir 26% nos próximos 12 meses.

"As ações do Alibaba podem não recuar fortemente no curto prazo, mas estaríamos de olho nas oportunidades de entrada para recuperar o ímpeto de crescimento dos lucros no segundo semestre", disse Han Joon Kim, analista do Deutsche Bank, em um relatório.

A empresa, no entanto, ainda está investindo pesadamente em outros campos. O lucro deverá cair 8% no trimestre de dezembro, uma vez que sustenta os gastos em áreas de crescimento oneroso, da computação em nuvem e entrega de alimentos ao entretenimento.

Ele.me, a unidade que lidera a expansão da Alibaba para a entrega de alimentos, quer comandar mais de 50% do mercado a curto e médio prazo, disse o diretor executivo da unidade, Wang Lei. Representou cerca de 34% da indústria em 2018, segundo analistas da Bernstein, liderados por David Dai. A margem operacional da empresa deverá atingir um mínimo de sete anos durante o ano que termina em março.

O próprio Alibaba está se preparando para consumidores mais nervosos em 2019. Em novembro, reduziu suas perspectivas de vendas em até 6%. E enquanto os dados da SuperSymmetry suportam um trimestre relativamente saudável para o Alibaba, também projeta um declínio de 10% na receita para a varejista de moda Vipshop Holdings Ltd., ressaltando a profundidade do recuo nos gastos discricionários.

"Esperamos uma perspectiva macroeconômica mais rígida para a China pesar sobre as comissões e receita de publicidade da Alibaba para os próximos trimestres", disse Shelleen Shum, analista sênior da eMarketer. "Apesar de um mercado de anúncios em desaceleração, o Alibaba ainda permanecerá no primeiro lugar em participação de receita de publicidade digital na China em mais de 30%."



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: